Problema da Semana – 22

Infelizmente o jogo de xadrez começa com uma abertura e termina com um final. Por mim seria ao contrário. – Pal Benko

Toda segunda feira publicamos uma composição para ser comentada e resolvida pelos leitores. Na segunda feira seguinte publicamos a sua solução e uma nova composição.

As composições são selecionadas entre os formatos usados nos campeonatos mundiais de solução: mates em 2, mates em 3, mates em mais de 3 movimentos, inversos, ajudados e estudos. Em boa parte dos casos selecionamos composições utilizadas em competições oficiais.

Para esta semana selecionamos um mate direto em 5 movimentos que foi utilizado no primeiro Campeonato Mundial de Soluções, em Malinska (na época Iugoslávia), 1977.

Mate em 5

Problema da Semana 22 - Mate em 5

Problema da Semana 22 - Mate em 5

Nos campeonatos mundais a seção de diretos em mais de 3 lances é formada por 3 problemas que devem ser resolvidos em 80 minutos.

Para a solução de mates diretos em mais de 3 movimentos em competições oficiais é necessário indicar todos os lances e variantes até o último movimento das brancas antes do mate. A anotação se inicia com a chave, a ameaça ou indicação de zugzwang (que vale pontos!), todas as defesas pretas e as respostas das brancas para estas defesas. Defesas das pretas que levam mate em menos movimentos que o estipulado não precisam ser anotadas.

A pontuação máxima é de 5 pontos mas soluções parciais recebem uma fração destes valor.

Boa sorte!

Abaixo listamos a solução do problema da semana passada. Os números entre parênteses indicam a pontuação recebida por cada movimento encontrado e anotado pelo solucionista naquela competição.

Problema da Semana – 21
Mate em 4

Solução:
1.
Bh7! (2. Da4(a5)+ Rb2 3. Da3#)
[1]
1. … Rb2 2. De2+ Ra1 3. Dd1+ [1]
1. … T:h7 2. De2+ Rb1(a1) 3. Rb3 [1,5]
1. … Tb6 2. D:b6 Rb2 3. Dg6 [1,5]

Comentários encerrados.